Buscar
  • Carlos Eduardo Sanches

O Silêncio Ensurdecedor

Daquela voz que silencia,

sussurros correm aos ventos.

Por dentro ensurdecedores,

por fora a dor de um lamento.


Que este calar não iluda ninguém!

De trás da fala trêmula,

Bombardeio minha mente estrondosamente,

Com os gritos nunca ditos.


Uma vez tamparam minha boca,

Na segunda: Tapa na Boca!

Não houve terceira vez.


Trovejo então estas palavras!

Berros de um protesto,

Por você e por mim, por alguém!


Carlos Eduardo Sanches




O barulho dos carros, as conversas das pessoas, até o cão latindo fervorosamente para o desconhecido na rua. Há dias que aparentemente nossos sentidos estão tão aguçados quanto o de um animal selvagem predador. Ficamos tão alertas e qualquer coisa nos tira do sério. E ficamos em silêncio, investigando e contemplando as reflexões que suscitam deste estado de vigilância constante.


Noutro dia, inserimos nossa fala nos diálogos entre amigos, produzimos barulhos desconexos. O corpo grita suas dores e não querendo lidar com nossa própria voz por diversas vezes emudecemos. É importante respeitar o silêncio verdadeiro. O silêncio torna-se então uma ferramenta de expressão profunda!


Acontece que permitimos que os outros falem pela gente. As roupas que vestimos, os alimentos consumidos, etc. A reflexão se confunde com falta de voz e iniciamos uma confusa ação de engolir tudo o que nos é dito - até mesmo sobre nós - não precisamos mais expressar nada.


A vida não pede licença para inserir uma infinidade de sentimentos bons e ruins. Transpassa nossa mente e provocam náuseas e angústias que num momento ou outro vamos precisar vomitar. O problema é que nos acostumamos com a ausência de voz. Retiram nosso lugar de fala. Vem o medo, a não-aceitação, mágoa.


Pois bem. Chega uma hora que o sentimento berra aos nossos ouvidos. Neste momento, agarre a oportunidade com a força que possui e expresse sua vida! Conversa com uma planta, brinca com o gato e o cachorro, cante com os pássaros! Ouça no último volume seu cantor preferido, fala para o seu psicólogo! Enrole a massinha de modelar, faça uma obra de arte, faça sua oração ou meditação. Encontra um amigo, tome um café ou um chá, veja umas fotos antigas. Reorganize a vida e compreenda-a.



Deixe a fala acontecer!


Carlos Eduardo Sanches

Psicólogo - CRP: 06/149006


#Psicologia #Saúde #SaúdeMental #Êxito #ÊxitoPsicologia #Terapia #Permita-se #Amor #Consultório #Confiança #TerapiaPraTodoMundo #Vivabem #Bemestar #Façaterapia #TodosPelaProteção #Silêncio #Voz @exitopsiceduc


https://www.exitopsicologia.com.br

exito.psic.educ@gmail.com

https://www.facebook.com/ExitoPsicEduc

https://www.instagram.com/exitopsiceduc

https://g.page/PsicologiaExito

https://twitter.com/exitopsiceduc

(11) 93026-1982 / (11) 99475-6546

0 visualização
  • Êxito
  • Êxito
  • Exito
  • Êxito

©2019 - Psicologia e Educação Êxito