- Carlos Eduardo Sanches
DIA DAS MÃES NA ATUALIDADE
Atualizado: 16 de Ago de 2019
Quando falamos de mãe, trazemos a referência que sugere preservação e cuidado, daquela que preserva os próprios desejos quando cuida da criança. Ela re(encontra) na criança parte de si e parte de sua própria história e toda essa sensibilidade de formar algo novo. Algo novo dela própria. E ressignifica toda a sua existência, de forma autêntica.

Hoje em dia muitas mulheres passaram a ter novos papéis que anteriormente eram exclusivos dos homens e então ocupar novos espaços. Ainda assim, são as principais responsáveis pela criação dos filhos (quando não são as únicas responsáveis).
Com esta múltipla função, este acúmulo de tarefas, muitas mulheres acabam por se colocar no fim de suas listas de prioridades, doando sua energia e existência para os outros. Quando entendemos que a maternidade é quase uma realidade solitária, a internet é, em muitos casos, a principal rede de apoio.
É na internet que muitas mães buscam conhecimento e formas de lidar com a maternidade, transformando de forma legítima sua experiência como mãe. Há muita preocupação com saúde, educação e alimentação. Muitas mães compreendem que ser mãe é uma tarefa difícil e são pouquíssimas as que buscam ajuda ou se sentem confortáveis para dizer isso.
Uma importante contribuição da Psicologia é mostrar para as Mães de Todos os Tempos que a mãe real é aquela que se sente humanizada, com suas qualidades e defeitos, lidando com o cotidiano.
Precisamos falar abertamente sobre a mãe real, os medos, ansiedade e contextos da maternidade, das diversas formações de família, além da tradicional, dos interesses das mães para além da maternidade e da coparticipação de outras pessoas, grupos, comunidade e sociedade em geral para uma formação ampla no desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.
Devemos criar diálogos atuais e verdadeiros, desconstruindo idealizações que promovam sentimento de culpa e frustração e reumanizar as mães. Uma conversa inclusiva, para muito além do rígido papel de sacrifício, de doação incondicional e de responsabilidade pelo lar. A mãe é acima de tudo a integridade de ser humana.
Carlos Eduardo Sanches
Psicólogo - CRP: 06/149006
#Psicologia #Saúde #SaúdeMental #Êxito #ÊxitoPsicologia #Terapia #Permita-se #Amor #Consultório #Confiança #TerapiaPraTodoMundo #Vivabem #Bemestar #Façaterapia #TodosPelaProteção #Mãe #SerMãe
https://www.exitopsicologia.com.br
exito.psic.educ@gmail.com
https://www.facebook.com/ExitoPsicEduc
https://www.instagram.com/exitopsiceduc
https://g.page/PsicologiaExito
https://twitter.com/exitopsiceduc
(11) 93026-1982 / (11) 99475-6546